Atualizado: 13 de fev. de 2020
As recomendações de hoje são, especialmente, para o público masculino, com base no que as passarelas do mundo apresentaram para a Primavera / Verão 2020.
Debaixo de muito sol e temporais, ainda há tempo para complementar o guarda-roupas e fazer sua própria revolução pessoal, expressando-se diante das consequências catastróficas da inépcia humana. Aproveitando a deixa: não jogue lixo em vias públicas. Isso sim nunca deixa de ser uma boa moda.
Ninguém precisa gastar muito para estar na moda. É possível seguir tendências mundiais com um pouco de criatividade e disposição. Nem havia chegado SS20 ainda e muita gente já estamos usando parte do que esta matéria cita. Eu mesmo já aproveitei alguns momentos criativos e reciclei o que eu tinha para reciclar e voilá - modernizei peças inspiradas em produções antecipadas pelas capitais da cultura e comércio e da moda.
O mês de janeiro pareceu infinito, mas chegou ao fim. Confiram rapidamente o que está em voga, antes de entrarmos em desalinho de carnaval (aliás, sigam as digas do Carlos para os looks dos bloquinhos). Você poderá investir em shorts curtíssimos, tailleur pastel e camisas intrigantes, um universo despreocupado de sobretudos acetinados, camisas colegiais over e shorts estilo boxer - já vieram algumas peças guardadas à mente?
1. Cetins

Favorito dos designers femininos dos anos 50, nesta estação o contingente masculino deu ao tecido um novo entusiasmo como nas capas em tons de lima-limão, túnicas suntuosas, camisas elegantes e calças harém e jaquetinhas cropped. A tendência nasceu em Paris, quando designers da Dunhill e Dior lançaram ternos de cetim sob medida e sobretudos que pareciam, ao mesmo tempo, relaxados, porém elegantes. Chegou ao seu ponto extremo/ futurístico com a Balmain, enquanto as camisas e calças de cetim da Dries van Noten e Loewe eram chic e podiam tranquilamente ser usadas.
Foto: Charles Jeffrey Loverboy, Kiko Kostadinov, 8on8, LOEWE, Balmain, Dior, Dries Van Noten, Dunhill.
2. Shorts estilo boxer

Tendência sensacional desta estação. Os designers incrementaram os looks, atribuindo um ar total leve e íntimo. Procure opções de seda e em tecido de camisaria (combinados com coletes abertos / de botões), ou em cetim e algodão leve. Aproveite, pois este look só combina com o alto-verão.
Foto: Jordanluca, Prada, Kiko Kostadinov, E Tautz, Versace, Giorgio Armani, Fendi, Etro.
3. Calças cargo anos 90

Esta tendência retorna com força e, mais uma vez, é possível realçar suas calças cargo antigas. Pode ter cordões, com cintura cingida, mais frouxas e com super bolsões. Nas cores, elas reaparecem em tons terrosos e com cortes sensuais, reminiscente de boybands e girlbands dos anos 90, mas também próximas das atuais calças cargo utilitárias (uniformes), com um toque chic e visual limpo.
Foto: Qasimi, Nicholas Daley, Martine Rose, St Henri, Oliver Spencer, Fendi, Stella McCartney, Wooyoungmi, Dries Van Noten, Lanvin, Louis Vuitton.
4. Camisas "Bowling Shirt" (box-cut) - cores, formas, contrastes.

Uhul! As camisas de manga-curta podem ser de seda, folgadas, ondulantes e com colarinhos abertos exagerados. Experimente usá-las ultra-sexy e abertas, ou com um ar mais rebelde. Uma bowling shirt é um estilo específico de camisa associada com o jogo de boliche. Elas possuem estampas distintas, geralmente 2-color block que conferem um ar retrô anos 50.
Fotos: Edward Crutchley, Valentino, Charles Jeffrey Loverboy, JordanLuca, Iceberg, Marni, Fendi, DSquared2, Dolce & Gabanna.
5. Transparência

Jaquetas, casacos e camisas transparentes nunca foram tão legais. Vai desde camisas e casacos de tela a batas e agasalhos translúcidos e camisetas de roqueiro. Uma tendência lançada em Paris que incluiu desde as bomber jackets e camisas em organza, bem como camisões e calças folgadas de tulle sobrepostas a coletes transparentes - looks que ficaram sensuais e suaves.
Fotos: Louis Vuitton, Saint Laurent, Dior, Saint Laurent, John Lawrence Sullivan, Versace, Dries Van Noten, Dsquared2, Giorgio Armani, Dolce and Gabbana.
6. Camisão Oxford

Estilo "arrumadinho" também tem espaço. Desde a volta dos calçados "marinheiro" e dos clássicos penny loafers (com a faixa sobre o peito do pé) à proliferação dos blazers colegiais e camisas de Rugby, a tendência é o camisão longo Oxford. Quanto maior melhor.
Fotos: Chalayan, Prada, Liam Hodges, Etro, Sacai.
7. Peças combinadas/ Conjuntinhos

Basicamente, um conjunto de camisa e shorts/bermudas coordenadas. O novo look combinado não pode faltar, no momento. O conjunto foi reinventado em uma multidão de maneiras - Combos de jeans e jaqueta, moletom com calção de jogging, shorts de seda com camisas, samba-canção e camisas de colarinho, ou seja, vale tudo, desde que coordenados em cores ou estampas.
Foto: E Tautz, Prada, Oliver Spencer, Chalayan, 8on8, Ahluwalia Studio, Band of Outsiders, MSGM, Dior.
8. Regatas

Agora as regatas finalmente se transformaram em uma peça perfeitamente viável. Podem vir em tecidos de camisaria, com abertura e botões; podem ser de linha, tela, seda, o que dá ao estilo uma seriedade em vestir-se bem. Essa opção dá muito certo em climas muito quentes, tanto em cetim, exagerados e frouxos, sem mangas, justos e sexy.
Foto: Saint Laurent, Prada, Qasimi, Dolce and Gabbana, Dsquared2, MSGM, LOEWE, Dunhill, Dries Van Noten, Lanvin.
9. Camisão de Rugby

Micro-tendência masculina, porém sutil e suave. Quanto mais contrastantes forem as cores, melhor.
Foto: Prada, Liam Hodges, Charles Jeffrey Loverboy, Liam Hodges, Marni, Dolce and Gabbana.
10. Muitos bolsos

As peças com múltiplos bolsos estão por toda parte. Tem que ter: jaquetas estilo uniforme de trabalho, jaquetas estilo Safari e os híbridos. Podem vir com capuz, podem ser de camurça ou couro ultra-luxuosos, ou ainda estilo "lona" sutil e de algodão, mas o fundamental da estação é o jaleco de jacquard (tecido grosso). O importante é ser funcional. Seja bem exagerado, multipregueado ou blazers em tons pastéis.
Foto: Prada, Valentino, Tod's, Tiger of Sweden, Stella McCartney, Ralph Lauren, Canali, Dolce and Gabanna, Louis Vuitton, Fendi.
11. Jaquetas de Motoqueiros

Para um guarda-roupas rebelde e estiloso, tem que ter uma jaqueta preta de couro de ombros marcados. Um mix de sexy e perigoso, pode vir com taxas e strass, ou no melhor estilo Americana, com franjas, em tons que vão do preto clássico aos alternativos. Neste verão, a melhor maneira de se usar sua jaqueta é com jeans skinny, coturnos pretos e óculos de sol.
Foto: Dolce e Gabbana, Philipp Plein, Versace, Giorgio Armani, Moschino, Celine, Balmain.
12. Tons outonais

Tradicionalmente, a estação exige tons suaves e veraneios de malva e prímula, rosa milenar e mint. No entanto, para a primavera / verão 2020, os tons são sombrios, enferrujados e mais outonais de bronze, marrom, cobre e bordô. Esta tendência fica mais bem aproveitada em roupas com corte elegante.
Foto: Brioni, Salvatore Ferragamo, Giorgio Armani, Ermengildo Zegna, Etro, Canali, Emporio Armani e Ralph Lauren.
13. Animal Print Exageradas

O Animal Print retornou de maneira surpreendente às passarelas na última estação, na forma de casacos desgrenhados com estampa de oncinha na Versace e macacões de onça na Philipp Plein. Para a primavera / verão 2020, porém, ela continua no guarda-roupas. Camisas de colarinho de seda, riscas de tigre, peças extravagantes com oncinha (casacos, ternos e camisas polo), moletons etc. Se você ainda não possui uma dessas, é a hora de investir. A tendência continuou em Paris, de casacos com listras de zebra a oncinha.
Foto: Stella McCartney, Dolce e Gabbana, Dolce e Gabbana, Dsquared2, Versace, MSGM, Sacai, Celine, Dries Van Noten.
14. Conjugações com Jeans

O jeans fez seu grande retorno em Paris e Milão. Comumente usado em duas peças - desde peças remendadas, jaquetas, até blazers mais formais. Experimente combinações de calças boca de sino com jaquetas, jaquetões, jalecos com cordas e bolsos, jeans pescador, camisas denim macias e lavadas.
Foto: LOEWE, Valentino, Versace, Celine, Balmain, Heron Preston, Fendi, Louis Vuitton.
15. Desbotados, tingidos e RECICLADOS

Na moda masculina, houve uma mudança geral em direção ao estilo punk, caseiro, reciclado, vide jaquetas alvejadas e conjuntos muito tingidos. Apostem em shorts desbotados, reciclados, jaquetas exageradas com bolsos ou algo mais refinado, com cores líquidas (como se escorressem pelo tecido) e peças coordenadas de algodão e organza.
Foto: Marni, Wooyoungmi, SR Studio LA, Berluti, Dior, Ermenegildo Zegna, MSGM, Versace.
#moda #fashion #gqmagazine #ss20 #summer #collection #dicas #emodabrasil #Cetins #Shorts #boxer #cargo #boliche #Transparência #Camisão #Oxford #combinações #conjuntos #regatas #bolsos #jaquetas #motociclistas #outonal #animalprint #jeansjeans #desbotados #alvejante #tinturaria #reciclar
Messias Jr. | Colunista e Relacionamento com Novos Talentos.
É MODA BRASIL
IG @jucapensee