top of page

Moda Prêt-á-Porter - com Ellen Sharkani


Foto: Marcel Warley


Certamente, você já ouviu falar do Prêt-á-Porter - A moda "pronta para vestir" consiste na fabricação de peças assinadas por um produtor criativo (novo termo para estilista), o que torna uma peça exclusiva.


Em visita à cidade de São Paulo, foi possível entrevistar a Ellen Sharkani, estilista, apresentadora de TV e empresária paulistana, em vários segmentos.


Sua vocação pela moda tem raízes familiares e remonta a sua infância. Irene de Mico, sua avó e parte de sua inspiração, também costurava e bordava. Ellen conta que Irene define as roupas como uma caixinha de música e sua bailarina: você sabe o que tem dentro e que é musical, mas o que muda são os detalhes da caixinha. Suas identidades são Responsabilidade Social, Família e Haute Couture (Alta Moda).


Responsabilidade Social


Ellen criou o Instituto Irmão Natanael de cunho social, com a missão de ensinar a Alta Moda, visando à independência financeira de pessoas que se encontram em vulnerabilidade social.


Família


Ellen é genetriz de Bianca (18) e Pietra (10) que possui uma síndrome rara chamada Ehlers-Danlos. Após a descoberta, ela sempre buscou dar visibilidade a casos similares, em suas palestras sobre síndromes raras.


Alta Moda


Além de exclusivas, sua peças adotam o modelo Slow Fashion.


Para definir Alta Moda, François Baudot faz referência a Gianfranco Ferre, criador do Haute Couture, Haute Fourrure (Haute Couture de peles), Prêt-à-Porter e Prêt-à-Porter de peles, para Christian Dior. As criações de Ferre denotam exclusividade partindo do croqui, da ideia estrutural do design. Existem muitas ligações entre Ferre e Christian Dior. Como ex-arquiteto, seus projetos partem de duas etapas: pesquisa e experimentação, com esboços livres e fluidos. Para Dior (1951), 'Os esboços são a primeira forma de uma ideia.' Eles são a expressão de um olhar, uma linha, um posição. Eles são um guia de volume e proporção. Ferre brinca com formas e linhas móveis. A próxima fase é pura técnica, o plano arquitetônico por assim dizer, em que o tecido do projeto ganha volume e forma.


Ellen destaca que suas peças possuem detalhes que são o diferencial de sua marca. Como parte de seu Branding, a estilista não acredita no modo de consumo Fast Fashion, mas sim no Slow Fashion.


O público alvo são mulheres de 25 a 40 an0s, com jus a alfaiataria premium, Prêt-á-porter e moda festa. Já vestiu celebridades como Angélica e Larissa Manoela. Possui um ateliê localizado na Oscar Freire, considerada a rua mais cara de São Paulo.


Serviços


Ellen Sharkany Brand

R. Oscar Freire, 2565, Pinheiros, São Paulo, SP

Instagram: @ellensharkanybrand

Instituto Irmão Natanael: @institutonatanael


Colunista: Marcel Warley @marcel_warley

Coordenção EMBR : Marcel Warley

Foto: Marcel Warley

Revisão: Messias Jr @jucapensee

bottom of page