Evolução do Xadrez
Atualizado: 29 de jun. de 2020

O xadrez combina com qualquer época do ano!
No inverno, ele está mais presente, tomando espaço em lojas e ocupando o guarda-roupas de muita gente. Seu uso não se dá apenas pelas tradicionais festas juninas que ocorrem no período da estação, mas porque a estampa confere estilo, elegância e alegria ao look, dependendo da combinação de cores e listras.
Quando se iniciou o uso do xadrez? Onde ele surgiu? O uso do xadrez não vem de agora, há muito tempo ele já era usado para dar elegância e sofisticação às peças. Dados arqueológicos datam seu uso mesmo antes de Cristo, pela Civilização Celta, na Europa, onde usavam indumentária, tanto em guerras, quanto para o dia-a-dia.


Uma tendência pode atravessar séculos! Foi o que aconteceu com o xadrez que, tempos depois, seu uso foi adaptado na Escócia e Irlanda, de onde conhecemos as tradicionais "saias" escocesas masculinas chamadas de kilt. Registrado, pela primeira vez, entre os séculos XVII e XVIII, por rebeldes que eram contra o governo absolutista da época, o traje com xadrez e cores vivas foi um marco na história. Até hoje, ele é usado por cidadãos escoceses, principalmente em datas festivas.


A cada temporada, surgem novos estilos e formas em que o xadrez pode ser usado. Um exemplo disso foi a coleção da marca inglesa Burberry, lançada em 1924, com estampas nas cores vermelho, bege, branco e preto, inicialmente, em casacos. Mais que uma febre, o xadrez se tornou um símbolo de inovação e estilo britânico, à época.
Com toda essa repercussão positiva da marca, ela começou a confeccionar os informes militares do exército, no período da segunda guerra mundial. Mesmo com todas as condições austeras do momento, a marca continuou, ao mesmo tempo, a fabricar roupas para os civis. Com o fim da guerra, o tecido xadrez ganhou as ruas, atrelando-se cada vez mais ao conceito de elegância que vestiu desde políticos a estrelas de cinema.

Com a crescente polarização do xadrez, existem inúmeras formas de trabalhá-lo, a partir das cores e formas. Alguns preferem apostar no tradicional preto e branco, que é uma excelente dica pra quem não quer se arriscar e acertar em cheio no look.

Outros preferem o look colorido, descontraído e com estilo.


Existem, atualmente, várias vertentes do xadrez, tradicional, em quadradinho, em bolinha ou todo listrado.

Qual o seu xadrez favorito? Já montou seu look pra a estação?
Carlos Estrela. Colunista. É MODA BRASIL.
Instagram @carlosestrelas
Revisão: Messias Jr @jucapensee