Impactos do Coronavírus na Moda
Moda x Coronavírus

O momento que estamos vivendo não é de glamour e sim de alerta, causas e consequências reais para a vida. Devemos tomar muito cuidado todos os dias, o tempo todo.
O impacto do coronavírus nos grandes eventos de moda é real. A notícia chegou em meio à temporada que se iniciava: Outono/ Inverno 2020. O circuito se iniciou em New York, seguindo para Londres e, quando estava em Milão, vários casos de pacientes confirmados com a Covid-19 foram registrados. As marcas cancelaram seus desfiles e alguns estilistas tiveram que realizar seus lançamentos on-line.
A Covid-19 vem impactando bastante esses eventos, a saber, casos bem críticos, como em Paris. Os fashionistas ficaram desolados devido à grande incidência de casos locais. Como consequência do distanciamento físico, marcas chinesas e italianas tiveram que cancelar suas apresentações. O público chinês, 40% do público alvo da moda, esteve ausente em todas as semanas fashion subsequentes.
No Brasil, como consequência da pandemia, as edições de Outono/ Inverno do Minas Trend, SPFW, Dragão Fashion House, Veste Rio, Vitória Moda etc já foram canceladas.
Algumas marcas de fast fashion estão fechando as portas e desligando funções e profissionais. Além disso, marcas conceituadas brasileiras vem apostando nas promoções de vendas online, pois precisam vender para se manter.

Por outro lado, os estilistas estão criando máscaras que viraram objeto de desejo entre os fashionistas. A máscara virou acessório obrigatório pelas autoridades. Ela contribui com a prevenção ao contágio, neste momento de distanciamento físico. No Brasil, muitas confecções também se voltaram para essa alternativa. Tanto a máscara como o álcool em gel viraram acessórios comuns nas bolsas dos cidadãos, em todo o mundo.
Com a nova demanda, pequenas e grandes confecções tem sido criativas e vem criando máscaras com estampas de animal print, floral, color block, neutras, poá, neon, entre outras. Vale de tudo, até combinar até com o look, como muitos fashionistas tem feito.
Nesta quarentena, o comportamento do consumidor mudou. As marcas sofreram em seus índices de vendas, logo, espera-se que surja um novo conceito de consumo, de acordo com o que as pessoas passarão a usar. Com isso, produção, sustentabilidade, estilo e conceito serão alvos de mudanças.
A sociedade em geral deverá mudar conceitos e, dessa forma, a moda vai ter que mudar. Estilista, marcas e empresas precisam encontrar o equilíbrio que precisam para se tornarem melhores após este momento de reflexão e transformação.
Vamos torcer para que os riscos à vida humana passem e que sejamos mais fortes e melhores que nunca!
E você? Como está enfrentando o distanciamento físico? Tudo em dia com as tendências home-office Outono / Inverno 2020?
Rogilberto Couto
Instrutor de Passarela É Moda BR
@rogilbertocouto
Revisão: Messias Jr. @jucapensee