Macramê da antiguidade à contemporaneidade.
Você, certamente, já ouviu falar do Macramê, uma técnica de tecelagem manual que consiste no uso de nós, normalmente usada em decorações para criar franjas e barrados em lençóis, cortinas, toalhas etc.
É possível usá-la de várias formas, inclusive na Moda. O macramê pode ser usado em todas as estações do ano, porém, no outono, a técnica é bem comum, como na construção de chales, saias e quimonos, por exemplo. O macramê pode ser visto, também, em acessórios: brincos, pulseiras, bolsas e colares. Além de sandálias e enfeites para os cabelos.
O macramê também é utilizado no trama folk, que consiste em usar macramê na meia-estação e inverno. Não podemos esquecer do verão! Com uma pegada de Moda Handmade (valoriza todo produto feito artesanalmente), esta é uma trend queridinha da estação.
Foto: Reprodução Agência Fotosite.
O macramê, por ser totalmente manual, é considerado artesanato terapêutico e pode ser confundido com o crochê. Marcas como Christian Dior, Gucci e Roberto Cavalli tem explorado as tramas com muita criatividade, mesclando fios de cores diferentes e aproveitando-se do belíssimo franjado da técnica.

Em se tratando de macramê, não podemos deixar de citar João Vitor da Silva Cunha, mais conhecido como Vitor Cunha. Ele é um fashion designer cearense de Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza/CE.
Vitor apresentou sua coleção "Mar Interior" no Dragão Fashion Brasil Festival, ou DFB, em 2019. Naquele ano, ele se mudou para o Aterro da Praia de Iracema. A coleção é uma ode ao litoral cearense e à figura do jangadeiro. Sua coleção, feita manualmente em macramê, com tingimento em degradé, foi destaque no evento e muito comentada por diversos blogs e sites de moda.
Relembrar é reviver, confira as fotos abaixo do desfile de Vitor Cunha.
Fotos: Nicolas Gondim
Marcel Warley
Idealizador e Coordenador É MODA MINAS GERAIS | SÃO PAULO
Edição e revisão @jucapensee