Mary Quant e a revolução da minissaia
Mary Quant é uma designer britânica, que é uma verdadeira inspiração no mundo da moda pois revolucionou a moda dos anos 60, e é considerada ícone do feminismo, impossível não associar ela a popularização criada pelo Hot Pants e percussora da mini saía junto a o francês André Courrèges.

Foto/Reprodução: Pinterest
Em sua juventude, Mary Quant criava suas roupas, e, logo, decidiu vender as peças, pois achava a moda "terrivelmente feia". Anos depois, com o marido, abriu a loja Bazaar, na famosa King’s Road em Londres. Essa característica pode ser atrelada a Swinging London que descreve a efervescência cultural e o modernismo de costumes da cidade de Londres, e dali para o mundo, durante a segunda metade dos anos 1960.

Foto/Reprodução: Nostalgiarama
As saias que mediam aproximadamente 30 cm de comprimento eram usadas com camisetas justas e botas altas. Em poucos anos, Mary Quant abriu 150 filiais na Inglaterra, 320 nos EUA e milhares de pontos de venda no mundo todo. A boutique Bazaar se tornou o símbolo de vanguarda dos anos 60 e 70.
Em 1966, a rainha Elizabeth II condecorou Quant com a Ordem do Império Britânico, prêmio que ela recebeu vestindo mais uma de suas criações. Em 1994, aos 60 anos, Mary Quant lançou uma coleção de acessórios e de cosméticos. “É para que ninguém me esqueça”, disse a estilista, ainda adepta de minissaias.
Quant é sinal de resistencia e luta pelas mulheres, usarem o que quiserem e onde quiserem.
Escrito e revisado por Marcel Warley
@marcel_warley (Coordenação EMBR)