Tecnologia Têxtil
Atualizado: 1 de jun. de 2020
Moda e Tecnologia? De que forma esses dois mundos se encontram?
Aumenta, cada vez mais, a procura por tecnologias que agreguem conforto e proteção às roupas. Consumidores exigentes aquecem esse mercado que só cresce, uma vez que enfrentamos diversos fatores naturais que podem ocorrer ao longo do tempo.
Atualmente, com a pandemia que estamos enfrentando, aumentou a procura por roupas que tragam algum tipo de proteção. Não necessariamente roupas que as protejam do novo coronavírus, mas aquelas que tragam um benefício maior a saúde e ao bem-estar. A tecnologia em tecidos não é uma manifestação recente. Desde meados do século XX, com o uso das fibras sintéticas na indústria têxtil, observou-se a possibilidade de se criar roupas tecnológicas que, ao longo do tempo, aperfeiçoaram-se, trazendo grande variedade de tecidos que envolvem proteção, conforto e inovação. Proteção UV Trata-se das roupas confeccionadas em tecido com proteção contra os raios ultravioleta. Esse é um dos maiores exemplos de tecnologia têxtil, usada principalmente por motoristas, pessoas com doenças de pele e ciclistas. No entanto, a novidade também ganha espaço em piscinas e praias, por mergulhadores, sufistas, crianças e adultos que buscam proteção. Nesse sentido, existem tecidos que, além de prevenir contra a ação dos raios solares, são resistentes ao cloro de piscinas e ao sal do mar.

Proteção DRY Trata-se das roupas confeccionadas em tecido que trazem um conforto maior a quem faz algum tipo de atividade física e para os mais calorentos. São tecidos leves que ajudam na transpiração, não deixam cheiro e, no caso de alguns, melhoram a circulação sanguínea. Muitas marcas produzem esse tipo de roupas e cada um atribui um nome a essa tecnologia. A Nike, por exemplo, usa o termo DRY-FIT. A Adidas já usa Climacool e Climalite, uma para climas mais quente, outra para treinos em situações de frio, mas todos com o mesmo objetivo.



Térmicos Muitos confundem roupa térmica com proteção solar, mas são bem diferentes. Existem vários tipos de roupas térmicas. Para o frio, destinados aos consumidores que buscam uma segunda pele para temperaturas baixas, geralmente colocada por baixo de roupas de frio. Existem, ainda, aquelas destinadas a mergulhadores, além das roupas térmicas que mantêm a temperatura do corpo, deixando-o fresco e confortável. Geralmente usadas por jogadores de futebol e por baixo do quimono de lutadores.


Repelentes As peças repelentes tem sido uma grande novidade tecnológica na indústria têxtil, com grande procura. Geralmente, elas são usadas por pessoas alérgicas a picadas de insetos ou trabalhadores em áreas com alta infestação. Porém, como em todo lugar, as pessoas estão propensas a picadas de formiga, carrapatos, mosquitos e tantos outros, por isso as roupas repelentes acabam sendo comercializadas como outra peça qualquer, facilmente encontradas em lojas de esporte ou lojas de departamento. Impermeável Os impermeáveis são tecidos que apresentam resistência à penetração por água ou a qualquer outro líquido, usados, geralmente, por corredores, ciclistas ou demais atletas que não desejam se molhar. Estão em alta, com destaque para blusas corta-vento ou blusões de seda que deixaram de ser uma exclusividade de esportistas e tomaram conta do guarda-roupas de um público diverso.
Além dos vestuários, existem os calçados e bolsas impermeáveis que ocupam seu lugar de destaque nas lojas.


Futurísticas As novidades não param por aí! Existem peças de tecidos que se conectam com os sinais vitais do corpo humano, transmitindo informações em tempo real sobre o corpo de quem as usa. Algumas peças são confeccionadas com LEDs e em cor neon que brilham no escuro! Sem falar nas peças que se conectam a aplicativos e transmitem informações como músicas e jogos! Essas foram desenvolvidas pela Nike, em parceria a com a NBA.

O que o futuro nos reserva? Cada vez mais, a indústria têxtil e a moda nos surpreendem com essas novidades!
Carlos Estrela. Colunista. É MODA BRASIL.
Instagram @carlosestrelas
Revisão: Messias Jr @jucapensee